REEDUCAÇÃO PERINEAL

28/03/2010 18:51

REEDUCAÇÃO DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO

Dar consciência desta musculatura para melhorar ou ganhar controle desta musculatura e com isso ganhar força muscular e assim melhorar o suporte das estruturas pélvicas durante o aumento da pressão intra-abdominal, prover o controle esfincteriano e auxiliar nas atividades reprodutivas e sexuais.

ELETROESTIMULAÇÃO E CINESIOTERAPIA

A utilização da cinesioterapia na reeducação da musculatura do assoalho pélvico  previne a perda de tônus dessas estruturas.

Como terapia é uma alternativa para alguns casos de incontinência e de cirurgia de prolapso de estruturas pélvicas.

Deitada, eleve o quadril e o dorso e fique apoiada apenas sobre os ombros e pés. Ao elevar o quadril contraia o bumbum. Volte a deitar e relaxe os glúteos.

De pé, braços relaxados e pés distantes a 20 centímetros um do outro, contraia as nádegas o máximo que puder. Conte até três e relaxe.

Sentada, deixe os pés paralelos e distantes 20 centímetros um do outro. Contraia os músculos da vagina como se apertasse algo dentro dela. Conte até três e relaxe. Vá aumentando a contagem nos dias seguintes até chegar a dez.

Fique em pé e flexione levemente as pernas, com as mãos na cintura e os pés a 30 centímetros um do outro. Mexa a pélvis para cima e para a frente, ao mesmo tempo que contrai a parte interna da vagina. Conte até três e relaxe.

EXERCÍCIO DO ELEVADOR - Contração gradual da musculatura do assoalho pélvico, seguida de relaxamento gradual.

UTILIZAÇÃO DO CATETER FOLEY - Auxilia na conscientização da contração da musculatura do assoalho pélvico, a paciente deve resistir a retirada do cateter