PROGRAMA AVANÇADO

28/03/2010 19:10

PROGRAMA AVANÇADO

Continuidade  eficácia do tratamento;

Técnicas associadas  bolas, Isostretching

O isostretching é uma ginástica, que age ao mesmo tempo sobre as patologias crônicas da coluna de origem mecânica, na prevenção destas, e na aquisição de uma boa forma física.
Através de um reforço da musculatura profunda, da flexibilidade muscular e da mobilidade articular e do controle respiratório e da concentração mental.
Contrariamente à atividade física normal ou esportiva, onde o fortalecimento profundo é de forma proprioceptiva, no Isostretching toma-se consciência desse fortalecimento profundo. Ou seja, solicita-se contrações isométricas com a retificação da coluna (redução das curvas fisiológicas) a fim de desenvolver esse sistema muscular de fibras tônicas, situado ao longo da coluna vertebral próximo aos ossos. O trabalho dos músculos eretores permite um melhor controle do posicionamento e da ação da coluna, em relação aos gestos e às atitudes da vida (prevenção dos acidentes discais  e   articulares)  e   a   descompressão   discal   e   dos articulares posteriores através do crescimento e da modificação das curvaturas em função do posicionamento.

Vantagens:

Facilitar o movimento; Diminuir as pressões articulares; Harmonizar as tensões; Agir sobre a circulação sanguínea e linfática.

Os alongamentos podem ser segmentares ou globais, simétricos ou assimétricos, no eixo ou em rotação. Os alongamentos globais, simétricos ou no eixo, melhor harmonizam as tensões e evitam as compensações que favorecem as torções.  Desta forma, os músculos mais rígidos responderão em primeiro lugar.

A pelve rege o alongamento, por sua posição, no meio do corpo, irá controlar, selecionar e organizar as tensões, posicionando-se em anteversão ou em retroversão.
O posicionamento da bacia é essencial para os
alongamentos, para aliviar a coluna vertebral e para o trabalho dos abdominais.

O auto-crescimento, com a redução das curvaturas irá necessitar de flexibilidade, pois a coluna estará em seu maior comprimento e força, trabalho importante dos paravertebrais. No lsostretching somente a atividade postural poderá permitir que se conheça “o posicionamento real da coluna no espaço, o qual não corresponde à sensação subjetiva”. Nas posturas a coluna vertebral se alinha com a pelve, colocada em torno do eixo transversal bifemural. Os músculos abdominais são essenciais à harmonia e ao bom funcionamento do corpo. Não existe bom funcionamento dos músculos posteriores sem uma boa atividade dos anteriores. O sistema pneumático descrito por L.BUSQUET não pode funcionar bem sem uma tonicidade suficiente do grupo períneo-abdominal. A respiração é a única função orgânica possível de ser comanda. Todos os exercícios são feitos em expiração profunda e controlada. “Como os músculos espinhais e o diafragma são “compactantes” e lordosantes em inspiração, todos os exercício deverão ser feitos em expiração”. Melhorando assim a mobilidade do diafragma e do gradil costal evitando exercer uma pressão abdominal muito forte
e ritmando o tempo de trabalho. Não pode haver boa qualidade do movimento sem colocação prévia da pelve-coluna. Toda educação e reeducação da coluna deve começar assegurando a sustentação anatomo fisiolóqica vertebral através de um trabalho sistemático do plano profundo.

A melhoria da atitude e do gesto começa pelo alongamento das cadeias musculares e por um reforço dos músculos profundos da coluna. O lsostretching é uma ginástica postural, global, que vai melhorar mais especificamente a musculatura profunda, reduzir o enrijecimento, facilitar o movimento, corrigir a postura e desenvolver a tomada de consciência das posições corretas da coluna e da capacidade respiratória.
O desenvolvimento das forças proprioceptivas da coluna será feita através da musculação estática. Só o trabalho postural despertará a correta consciência do sistema protetor da coluna.

MÉTODO DAS CADEIAS MUSCULARES

As Cadeias Musculares são circuitos anatômicos onde se propagam as forças organizadoras do corpo, onde se estruturam as compensações.

É um método de exame que coloca em evidência os pontos de fixação, nas diferentes partes do corpo ao nível das cadeias: musculares, viscerais, neuro-meníngeas, articulares e vasculares. É um Método de tratamento manual para liberar estes pontos de tensão e dar novamente uma boa mobilidade tissular nestas diferentes cadeias.

A estrutura intermediária que permite intervir manualmente, de modo eficaz, em todos os níveis, é o tecido conjuntivo presente na pele, nos músculos, nos ossos, nas cavidades, nas vísceras. O trabalho do tecido conjuntivo nas posturas das cadeias é potencializado pelas reações em cadeia do sistema neuro-vegetativo sobre o conjunto das outras cadeias e funções. O conjunto das funções do corpo é geneticamente programado.
O Método das Cadeias Musculares tem por objetivo preservar ou restituir o equilíbrio estático e dinâmico aos nossos pacientes. O tratamento pelo Método das Cadeias Musculares visará re-equilibrar as fontes de tensões musculares, articulares, viscerais, cranianas que estão na origem das as compensações, das deformações.

A finalidade do tratamento é de livrar as cadeias musculares das tensões internas. Quando as cadeias musculares estão livres e equilibradas, a estática é ótima, o movimento fácil e inteiro.
O tratamento é analítico (liberação das zonas chaves) e global para harmonizar a fisiologia das cadeias musculares.

As técnicas utilizadas são de relaxamento e de alongamento completadas por outras técnicas visando obter os melhores resultados.

BOLA SUÍÇA

A bola suíça pode ser utilizada com a finalidade de trabalhar a mobilidade e estabilidade articular, desenvolver coordenação e equilíbrio, aumentar a amplitude de movimento, ganhar força muscular e treinar o controle da postura.

Estimula a participação de todo o corpo, a fim de manter o equilíbrio.
Facilita a distribuição do peso corporal. Favorece a orientação na linha média do corpo.
Fornece um apoio dinâmico, estimulando reações de equilíbrio.
Proporciona atividades agradáveis e criativas.

Devemos estabilizar segmentos do corpo, a fim de evitar movimentos indesejáveis. No caso de dor é contra-indicado.