FISIOTERAPIA NA DIÁSTASE RETO ABDOMINAL

28/03/2010 18:57

FISIOTERAPIA NA DIÁSTASE RETO ABDOMINAL

Músculos abdominais (reto abdominal, transverso do abdômen, oblíquo interno e oblíquo externo) = apoio elástico de “quatro vias de estiramento” para o conteúdo abdominal.

A diástase é mais comum nas mulheres que já tiveram gestações, nas obesas e nas propensas à bronquite.  

Diástase = separação entre os dois músculos retos abdominais, pode variar entre uma pequena lacuna vertical com 2 a 3 cm de largura e 12 a 15 cm de comprimento, em um espaço medindo de 12  a 20 cm de largura, e estendendo-se por quase todo o comprimento dos músculos retos. Como resultado disso, toda a “cinta” abdominal enfraquecida com  muito pouco controle mecânico aparente.

Para verificação da redução da diástase do músculo reto abdominal após intervenção fisioterapêutica no período imediato, utiliza-se um instrumento de medição precisa de diâmetro e espessura conhecido como paquímetro.

COMO AVALIAR

Deitada em DD, joelhos flexionados e pés apoiados.

* Levantar a cabeça e ombros até o pescoço se afastar cerca de 20 cm do solo, braços alongados para frente e queixo próximo ao peito.

* Checar a presença de saliência na área abdominal central.

*Deve-se mensurar a largura e o comprimento deste afastamento, inclusive localizando-o, ou seja, abaixo ou acima da cicatriz umbilical, próximo do processo xifóide ou da sínfise púbica.

OBJETIVOS

Trabalhar força e resistência muscular, associando com a respiração;

Equilíbrio postural;

Sustentação visceral;

Considerações - Não trabalhar os oblíquos antes do fortalecimento do reto abdominal (rotação de tronco); Não realizar levantamento duplo das pernas; Respirar corretamente durante os exercícios, expirando durante a contração e inspirando durante o relaxamento.

Objetivo principal: Restabelecer e/ou adquirir função abdominal.

Tipos: Exercícios isométricos, concêntricos e excêntricos.

 Quatro movimentos básicos:

Aproximação do tronco sobre o quadril;

Aproximação do quadril sobre o tronco;

Aproximação simultânea dos quadris e o tronco;

Aproximação lateral, do gradil costal e dos quadris.

Reeducação do músculo abdominal = iniciar com uma contração simples; por exemplo, encolhendo a parede abdominal anterior estando agachada. Ela é muito eficiente quando em conjunto com a expiração. Entretanto, muitas mulheres não podem fazer isso com facilidade. O fisioterapeuta pode achar útil sugerir que as mulheres ”inspirem , expirem, encolham o  estômago e depois relaxem”. Uma falha  comum é tentar juntar a retração da parede abdominal com inspiração e retenção de fôlego. Isso tem o efeito de elevar a caixa torácica com suas ligações na parede abdominal, dessa forma diminuindo a frouxidão, talvez sem nenhuma contração muscular.

Algumas mulheres preferem iniciar a contração abdominal deitadas de lado.

Na posição sentada, as mulheres podem ver e sentir o movimento abdominal.

Na diástase inferior a dois dedos de largura, os exercícios abdominais podem progredir rapidamente. Sendo maior, os exercícios de flexão lateral e rotação devem ser atrasados até que seu tamanho seja reduzido, pois podem aumentar a lacuna devido às forças de cisalhamento.

O exercício estático e o dinâmico de limite interno suave podem ser feitos com as mãos cruzadas.

O trabalho de contração muscular ativa associado ao uso da eletroestimulação (frequência de 2.500Hz modulada em 100Hz, fase (ciclo) de  50%, tempo de contração de 6 seg. e tempo de repouso de 6 seg por um tempo total de estimulação de 20 minutos, numa intensidade confortável e suficiente para proporcionar contração visível) provê resultados muito superiores aos exercícios isolados.

Deitar curvada, inclinação pélvica.

Deitar curvada, achatar as costas, prender e contar até 4 e repousar, progredir contando até 10.

Deitar curvada, achatar as costas e mantê-las planas, deslizar os calcanhares lentamente para o fundo da cama e deslizar lentamente de volta.

Deitar curvada, comprimir os músculos abdominais, levantar a cabeça e os ombros e abaixar lentamente. (podem ser colocados dois travesseiros sob a cabeça para começar, os quais são removidos conforme os músculos vão ficando mais fortes.)

Deitar semicurvada, levantando o quadril do lado da perna estendida.

Sentar, inclinar o tronco de um lado para o outro.

Deitar curvada, rolar os joelhos de um lado a lado.

Sentar, virar o tronco de um lado para o outro.

Trabalhar os extensores do quadril, que ajuda a manter a inclinação pélvica para trás/ para frente.

Decúbito ventral, levantar e abaixar as pernas alternadamente.

Decúbito ventral, apertar as nádegas, prender e contar até 10 e descansar.